Kaya Kalpa

 

Técnica yogi de saúde e rejuvenescimento

Por que algumas pessoas parecem  muito mais jovens do que são? Será que além de uma boa genética os hábitos de vida saudáveis aliados a uma boa alimentação podem evitar, atenuar e, até mesmo, erradicar doenças? Será que podemos nos sentir ótimos independente da idade que temos? Como podemos ajudar o nosso corpo a funcionar de maneira eficiente e, assim, gozaRÃos de elasticidade, boa disposição, resitência e saúde?
A resposta para estas e muitas outras perguntas é: kaya kalpa - técnica yogi de saúde e rejuvenescimento. O  kaya kalpa nos ensina a cuidar melhor de nosso organismo ao nos indicar as corretas fontes de energia, as melhores condições para seu aproveitamento e os métodos e procedimentos para acionaRÃos os órgnos de limpeza do corpo. Através do kaya kalpa aprendemos a cuidar de todo o organismo conferindo saúde e vitalidade.  Se você se sente cansado, tem problemas digestivos, cefaléias, dores nas juntas, mau hálito, alergias, constipação, unhas quebradiças, erupções na pele, perda de memória, depressão, insônia, excesso de peso, TPM, rinite ou sinusite você está com o seu corpo cheio de toxinas que serão eliminadas pelo kaya-kalpa. Segundo a Drª Gillian McKeith no livro ‘Você é o que você come’ editora Alegro, “toxina pode ser qualquer tipo de substância que provoque efeitos prejudiciais no corpo, levando a intolerâncias, alergias e a uma sensação  geral de doença. Estamos cercados de toxinas em potencial, da água que bebemos, dos alimentos que comemos e do ar que respiramos. As toxinas mais traçoeiras na verdade nno são vistas, são invisíveis, deixando-nos sem saber dos graves riscos.”
Caso você tome freqüentemente café, refrigerantes, água de torneira, leite de vaca. Costuma comer açúcar, doces, chocolates, pno branco, enlatados, congelados, alimentos preparados no microondas, frituras, carnes, biscoitos, bolos, acrescenta sal aos alimentos quando cozinha ou diretamente no prato, fuma ou costuma beber álcool você nno precisa, mas, deve fazer o kaya kalpa de um mês, três a quatro vezes ao ano, confoRÃe  ensinado nas instruções teóricas na sua unidade do Dynamic Yoga ou a sua versão compacta de cinco dias todos os meses que propomos nas páginas seguintes.
Vamos, assim, poupar uma tremenda energia que o organismo gasta para metabolizar alimentos complexos para que ele utilize para se purificar. Com isso, nos sentimos mais leves, dinâmicos, cuidamos de nossa saúde, nossa mente fica muita mais cêara e objetiva, passamos a dormir melhor, o aspecto da  pele melhora e sentimos muito mais facilidade para executar os ásanas da prática do Yoga.
Recomendações
Consulte sempre o seu médico. O kaya kalpa é indicado somente para pessoas maiores de 18 anos. Consulte o seu instrutor de Dynamic Yoga credenciado para acompanhar o seu período de desintoxicação e sanar as suas dúvidas.

YOGA E SAÚDE
A saúde é um estado de equilíbrio dinâmico entre corpo, energia, emoção e  mente. Só existe  equilíbrio quando existe percepção. A saúde é antes de mais nada um  estado de ser que nasce da correta percepção.

Prof. Eduardo Henrique S. Caetano


KAYA KALPA

 TÉCNICA YOGI PARA SAÚDE E REJUVENESCIMENTO 
Adaptação - prof. Eduardo Henrique S. Caetano



INGESTÃO

DIGESTÃO+ASSIMILAÇÃO

ELIMINAÇÃO

Fontes

Condições corretas
Princípio geral

Cuidando da limpeza

1. Ar
Respiração e caminhadas
com qualidade e quantidade suficientes.

Avalie o seu ritmo de vida e tente alinhá-los com as condições abaixo.

  • horários programados (comer, descansar, dormir, trabalhar  etc.);
  • comer só quando tiver fome;
  • só frutas, sucos e água pela manhã;
  • jamais se alimentar quando estiver emocionalmente alterado ou para compensar a ansiedade. Neste caso beba água ou chá;
  • nada de frituras. Asse ou grelhe ao invés de fritar;
  • jamais  jantar  após as 18h - só frutas, saladas ou  sopas leves.
  • combinações incorretas
  • mastigação intensa;
  • caminhar e descansar após uma refeição;
  • dormir o mais cedo possível. Execute um relaxamento antes.

-nada de sobremesas (mesmo frutas, com exceção do abacaxi e do mamão papaya);

Uma boa alimentação é aquela que irá nutrir e vitalizar o organismo e, ao mesmo tempo,  favorecer a digestão  deixando o mínimo de resíduos ao estimular  a  eliminação.

 

1. Pulmões
Pratique todos os dias o kapalabhati e bhástrika pela manhã.
2. Sono
Com qualidade e quantidade suficiente. Dormir no completo escuro.
2. Fígado
Tomar uma xícara de chá de carqueja, hepático da Weleda ou boldo antes de dormir.
Ingerir um copo de água morna com limão em jejum.
3. Alimentos+água
70% de alimentos vivos/frescos (brotos/saladas/frutas frescas) com qualidade (dê preferência aos orgânicos).
3. Rins
Beber 1,5 l de água todos os dias.
4. Luz
Pouca roupa, caminhadas, banhos de sol, banhos de lua - respeitando os horários e locais  corretos.
4. Intestino
Executar o uddiyana bandha (contrações abdominais) ou o nauli todos os dias de manhã cedo.
  5. Pele
Escovação da pele antes do banho.
  6. Sistema Linfático
Executar o Adi Súrya Namaskára ou um posição invertida todos os dias de manhã.
KAYA  KALPA  -  DURAÇÃO 5 DIAS

TÉCNICA YOGI PARA SAÚDE E REJUVENESCIMENTO
Adaptação - prof. Eduardo Henrique S. Caetano

 

O objetivo dessa prática é:

  • experenciar por um mês os benefícios de uma modificação de hábitos;
  • conhecer melhor o efeito das técnicas na saúde geral;
  • promover “correções de rota” na conquista do equilíbrio do organismo;
  • despertar a consciência e a sabedoria do corpo;
  • fazer um “check-up” das condições do organismo.
 
Orientações

Ao acordar

  • tomar um copo de água (180 ml)  morna com limão;
  • executar o rájas uddiyana bandha ou nauli;
  • executar 1 série de 10 expirações do kapalabhati (crânio  brilhante)
  • executar 1 série de 10, 15 ou 20 respirações do bhástrika;

Antes do Banho - escovação da pele a seco.

 
EXCLUIR DURANTE OS CINCO DIAS
  • TODOS OS TIPOS DE CARNES. (NÃO SE PREOCUPE VOCÊ NÃO VAI MORRER)
  • LEITE E DERIVADOS (QUEIJO, REQUEIJÃO, IOGURTE, MANTEIGA). USE LEITE DE SOJA E TOFU.
  • OVOS
  • CAFÉ  PRETO (MESMO DESCAFEINADO), CHÁ PRETO, CHÁ MATE, REFRIGERANTES, BEBIDAS ALCOÓLICAS, REFRESCOS, SUCOS INDUSTRIALIZADOS/PROCESSADOS.  
  • DOCES, CHOCOLATES, SORVETES ETC. (COMA FRUTAS)
  • NADA DE MASSAS OU PÃO. SÓ O PÃO DE CENTEIO ALEMÃO.
  • NADA DE FRITURAS. 
 
MELHORES ESCOLHAS
  • CONSUMA BASTANTE FRUTAS, SALADAS E BEBA 1,5L ÁGUA POR DIA. 
  • ATÉ A HORA DO ALMOÇO COMA APENAS FRUTAS, SUCOS E ÁGUA.
  • PREFIRA ARROZ INTEGRAL, FEIJsES, LENTINHAS, GRÃO DE BICO
  • MUITA SALADA
  • NUNCA JANTE APÓS AS 18H. APENAS UMA SOPA LEVE OU SALADAS OU FRUTAS, FRUTAS ASSADAS, LEITE DE SOJA, PÃO DE CENTEIO ALEMÃO

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