Shuddhi Kriyá

shuddhi = purificação
kriyá = atividade

Shuddhi kriyá são os exercícios que cuidam da limpeza e desintoxicação do organismo. Não sabemos, na verdade, quando exatamente eles apareceram no Yoga. É no Hatha Yoga que encontramos os seus primeiros registros por escrito. Como o fundador do Hatha Yoga era um médico bengalês, vamos encontrar nesta tradição os primeiros registros catalogando os benefícios dos ásanas e a importância das técnicas de limpeza. São técnicas de valor inestimáveis para a manutenção da boa saúde. Entre elas pude comprovar por várias vezes a importância da lavagem intestinal, por exemplo, que me salvou das mãos de médicos que queriam me operar. É importantíssimo destacar, em primeiro lugar, como item fundamental dessa prática o bom senso. A natureza humana tende ao exagero, seja ele para mais ou para menos e, mais uma vez, o que vale é o discernimento, pois, existem técnicas que são absurdas e até incentivadas por mestres de renome. Da mesma forma, a prática, a repeticão e a dose correta deve ser calculada com muito cuidado e observação. Não quero com isso desestimular ou assustar ninguém mas, o que foi projetado para promover saúde e vitalidade pode fazer mais mal se utilizado de forma incorreta.

Muito bem, vamos agora mencionar os principais exercícios desta técnica:



Nº técnica em que consiste
 
1 kapalabhati limpeza das vias respiratórias e pulmões
2 nauli manobras abdominais que massageiam os órgãos e estimulam o funcionamento intestinal
3 trataka exercícios para melhorar e manter a acuidade visual
4 jalabhasti lavagem intestinal
5 vamana dhauti lavagem estomacal
6 jala neti lavagem nasal
7 shank prakshalana lavagem de todo o tubo digestivo
8 agni karna limpeza do ouvido
9 danta dhauti limpeza dos dentes
10 jiva shodhana limpeza da língua
11 múla shodhana limpeza do reto

 

Neste informativo, iremos ensinar o jala neti.

Para executar o jala neti, utilizamos o lota (recipiente para água). Utilizamos cerca de 1/2 litro de água filtrada em média, dependendo do tamanho do lota... e do nariz (brincadeirinha). A água pode ser morna ou na Lota - recipiente para execução do jala neti temperatura ambiente. A água morna ajuda a soltar as impurezas aderidas na mucosa nasal. Quando fria, confere maior resistência. No início, recomendamos a utilização da água morna. Preparamos aquecendo a uma temperatura próxima à do corpo e acrescentamos cerca de uma colher de chá de sal marinho para ½ litro de água. Se colocarmos pouco sal, isso causará ardência.

Quando colocamos sal na medida certa para nossa mucosa não sentimos a ardência. Pode parecer o contrário, mas experimente e verá.

Incline a cabeça para um dos lados e encoste o bico do lota na narina sem derramar a água. Abra a boca e comece a respirar por ela. Agora, comece a derramar a água aos poucos, até sair um fio de água pela outra narina.Ao terminar, encha novamente o lota e repita o processo com a outra narina.É importante a inclinação correta da cabeça e do lota para não vazar água demais ou de menos. Tudo isso é alcançado com a prática. Lembre-se: respire sempre pela boca, de forma suave, e não aspire a água pelo nariz.

 

Após a lavagem, é muito importante a boa secagem das narinas. De pé, com as mãos apoiadas sobre os joelhos, começamos soltando o ar de forma vigorosa pelas narinas. Isso fará com que a água residual saia. Fazemos isso virando a cabeça para os lados conforme as fotos. Feito isso, seque bem com um lenço de papel e está terminada a lavagem nasal.
Você pode realizá-la quando sentir necessidade ou pelo menos uma vez ao mês.

 

<< Voltar

 

: : HomeQuem SomosO que é YogaCursosNossas UnidadesMaterial DidáticoInformativosFale Conosco : :