Tratakas
Exercícios para melhorar a acuidade visual

Os tratakas são exercícios que fazem parte do Shuddhi Kriyá (conjunto de técnicas de purificação orgânica) que é o 2º feixe de técnicas do Shivágama Yoga. Esses exercícios vão trabalhar os nervos ópticos, fortalecendo todo o globo ocular contra as doenças típicas dos olhosComo toda máquina que fica parada e sem uso enferruja e emperra, assim é o próprio organismo; sem uso ele atrofia. Através dos exercícios mantemos o bom funcionamento do corpo e mente. Na prática do Shivágama Yoga, desenvolvemos diversos exercícios que atuam em todo o organismo, proporcionando o seu correto funcionamento. Nada é esquecido, todos os músculos e articulações são trabalhados, todos os órgãos e glândulas são massageados. Um treinamento especial é feito na coluna vertebral, que é o eixo da vitalidade, por onde flui a energia vital - kundaliní. Com um acervo enorme de técnicas e exercícios não poderíamos esquecer dos olhos. Através dos tratakas, exercícios visuais, conservamos e melhoramos o poder visual.

O nosso objetivo aqui é ensinar a cuidar dos olhos com exercícios simples e acessíveis a todos. Não nos propormos a estudar as deficiências visuais, mas, sim, promover a boa visão por meio de hábitos saudáveis. É importante que você siga as orientações, praticando com bom senso. Respeite seu organismo. Caso sinta sensações desagradáveis, como dor ou tensão, pare e relaxe. No início, é comum sentir a cabeça pesada, então suspenda os exercícios e relaxe um pouco mais.

Todos os movimentos descritos abaixo devem ser feitos de forma lenta, sem movimentar a cabeça ou o pescoço, trabalhando apenas o movimentos com os olhos. Mantenha-se sentado com a coluna ereta sem forçar ou tensionar. Pessoas que tenham distúrbio visuais devem consultar um médico antes da prática. Tire os óculos ou lentes de contato para a execução dos exercícios.

1) Estenda o braço direito à frente do rosto na altura dos olhos , com a mão fechada, e o polegar erguido. Deixe o braço esquerdo relaxado sobre o joelho esquerdo. Agora, afaste o braço para o lado direito, olhando fixamente para o polegar, indo até o ponto máximo que consiga olhar o dedo, porém sem virar a cabeça. Centralize agora a mão a frente do rosto. Faça depois com a outra mão da mesma forma.
2) Com o braço direito estendido à frente e com o polegar erguido, faça círculos amplos no sentido horário, acompanhando com os olhos e sem movimentar a cabeça. Termine centralizando a mão à frente do corpo e aproxime o dedo polegar próximo a ponta do nariz. Execute agora com a mão esquerda, fazendo círculos no sentido anti-horário. Termine centralizando a mão e aproximando o dedo no espaço entre as sobrancelhas.
3) Sentado confortavelmente, com a coluna alinhada, acenda uma vela. Procure colocar a vela à altura dos olhos. Mantenha a 1 metro de distância, olhando fixamente a chama da vela sem piscar, até que os olhos comecem a lacrimejar. A visão começa a obscurecer, depois arder até lacrimejar. Algumas pessoas não lacrimejam com facilidade - muitas vezes por problemas no canal lacrimal - , se isso ocorrer não force feche os olhos e relaxe.
4) Olhe fixamente para o espaço entre as sobrancelhas por aproximadamente 30 segundos ou de acordo com o seu conforto (Trikute Drishti).
5) Olhe fixamente para a ponta do nariz por aproximadamente 30 segundos (Nasagra Drishti).
6) Movimente os olhos para o lado direito e lado esquerdo, por cerca de 30 segundos para cada lado.
7) Dirija sua atenção para o interior e o olhar para o exterior, sem abrir ou fechar os olhos. O olhar fica parado como se olhasse para o nada (Sambhavi).

Você pode escolher um dos exercícios ou fazer a seqüência toda e depois, então, ative a energia das palmas das mãos esfregando-as vigorosamente, gerando calor e colocando-as em seguida, em concha, sobre os olhos deixando um centímetro de distância entre as mãos e os olhos - sem apertá-los. Procure praticar regularmente, pelo menos duas vezes por semana ou todos os dias, se possível. Para obter maiores resultados é importante lembrar que as outras técnicas da prática são importantes para promover o máximo de benefícios.

*Você encontra no audiocassete Trataka, um programa completo para trabalhar os olhos

 

: : HomeQuem SomosO que é YogaCursosNossas UnidadesMaterial DidáticoInformativosFale Conosco : :